Pro-pontos Vigilantes do peso: A decepção

Fiquei decepcionada com o novo programa. Desde o princípio. Quando eu constatei que as fibras aumentavam os pontos dos alimentos estranhei. Afinal, no programa antigo elas eram determinantes para diminuir os pontos. Agora pouco fazem diferença – até aí ok – mas a diferença que fazem é para aumentar os pontos. Como assim?

Certa de que se tratava de um erro de impressão, alertei a instrutora, que falou que era assim mesmo, mas que ia conferir. Estava certa de que  na semana seguinte chegaria a errata.

Mas não foi o que aconteceu. A instrutora disse que a calculadora estava certa, porque os alimentos com fibras geralmente são mais calóricos mesmo, mas que não fazia diferença, porque o que mais contava eram as proteínas e carboidratos, mas que era melhor eu comer coisas com fibras porque saciavam mais.

Poucas reuniões depois, ela explicou o quanto era importante comer frutas por causa das fibras, e legumes, e que sucos e sopas batidas tinha pontos, ao contrário dos in natura, porque as fibras eram quebradas. No final da reunião perguntei se o programa tinha corrigido a posição sobre as fibras, já que a orientação da palestra tinha sido inteiramente contrastante. Ela deu um sorriso amarelo e disse que não, a calculadora estava certa, mas se referia mais a produtos industrializados.

Pra falar a verdade todo esse episódio das fibras já me desgastou bastante. Porque claramente há um erro que eles se recusam a assumir e corrigir. Se tivessem, na semana seguite comunicado que o material veio com um erro, seria ok, todos compreendem, as mudanças sempre trazem contratempos. Mas dizer que não, imagina não tem erro nenhum, é fazer pouco da nossa inteligência.

Divulgar um material que indica que as fibras aumentam a pontuação do alimento, enquanto divulga em cada matéria jornalística que é importante comer fibras, porque elas gastam mais energia para serem digeridas, é, no mínimo desrespeitoso.

Eu mandei e-mails para o vigilantes do peso, por sugestão da orientadora, mas jamais me responderam. Hoje mandei três e-mails, questionando diversos problemas, vamos ver se me respondem (eu duvido que respondam)

O negócio das fibras foi o gatilho da minha irritação, mas não foi a única coisa.

Antes, no programa antigo, podia-se imprimir um arquivo pdf com o caderninho de bolso para anotar os alimentos que consumimos. Como se sabe, o vigilantes incentiva que se anote o máximo de informações, pois um dos pilares do programa é o imperativo “monitore-se”. Com o novo programa o caderninhio sumiu da internet. Distribuíram na primeira semana uma agenda semanal muito boa, reformulada, e informaram que logo estaria à venda uma agenda trimestral, alem da calculadora eletrônica, que já havia sido propagandeada na revista Veja.

A agenda de papel até hoje não está disponível para venda. A eletrônica chegou essa semana. Foram meses aguardando.

Ademais, agora são apenas quatro livretos de orientação, além do guia de bolso e sugestões de cardápio. Te dão material por quatro semanas, e depois mais nada. Os livros de receita que ainda são vendidos estão com a pontuação antiga. Há promessas de que está sendo feito um material para adaptar a pontuação, mas até agora tem sido só conversa fiada.

Visivelmente a transição foi feita de forma mal planejada e atropelada. Presumo que queriam mudar no início do ano, quando muitos, no cumprimento de suas resoluções de início de ano, recorrem ao programa em busca de apoio. Implantaram o novo sistema e dispararam artigos na imprensa. Mas iniciaram o novo programa sem material de apoio (agendas, calculadoras e fichário), como pontos do programa mal esclarecidos (a questão das fibras). Não respondem a dúvidas enviadas pelo site e nas reuniões superlotadas só há sorrisos amarelos e desculpas esfarrapadas.

O material antigo vinha com receitas, dicas e eram 12 livretos. Agora são quatro, muito mais sucintos. E vieram com erro. Foleando o guia de bolso para mostrar a uma amiga interessada, constatei dois erros. Na página 48 temos sugestão de lanches com 0 pontos. O palmito está entre eles. Logo ali, na página 50, temos sugestões de lanches com 1 ponto. E adivinhe só? Temos palmito entre eles. Na lista o palmito consta como alimento 0 ponto.

Nas páginas 80/81 temos a tabela de pró-pontos ativos, que ganhamos quando fazemos exercício físico. Fui conferir quantos ganho na aula de spinning, que dura cerca de 40 minutos. Para minha surpresa, 30 minutos de atividade em intensidade moderada, para meu peso geram 3 pontos extras. 40 minutos geram 2 pontos extras. Conferi a tabela, e percebi que na verdade ela traz o mesmo número de pontos para qualquer peso (normalmente, quanto mais pesada a pessoa é, mais pontos elagera com exercícios

O que eu vejo nisso é que o programa vigilantes do peso tem se preocupado mais com marketing e vendas do que com seus associados. Suponho que no início eram guiados pela vocação de ajudar pessoas a alcançar uma perda de peso saudável, promovendo uma reeducação alimentar, uma consciência a respeito da relação com a comida.

Hoje na reunião o que se vê são mais pessoas magras querendo perder dois quilinhos. E o programa buscando lucrar o máximo sobre as pessoas que vêm e ficam pouco. É uma dieta como outra qualquer. O caráter de grupo de apoio, que era o que eu procurava quando fui ao vigilantes, está desfeito. A orientadora mal tem tempo de dizer olá, quanto mais orientar. E eles não abrirão muitas reuniões para preservar a pessoalidade do programa, porque o que interessa é que a reunião seja bem cheia e lucrativa.

10 de fevereiro de 2012. Dieta.

25 Comentários

  1. Flávia replied:

    Foi muito bom ler essa informação no momento em que estou me decidindo se compro ou não o material para vigilantes em casa. Por causa do furo da pontuação das fibras, já vi que não vou comprar…mas a tal calculadora, pelo que li, pode ser interessante, no entanto, esse furo das fibras, rsrsrs…ninguém merece!

    abraços,
    Flávia

  2. Mayra replied:

    Já entrei no Vigilantes diversas vezes e mesmo quando não vou às reuniões costumo dizer que continuo vigilante. Sempre disse que o Vigilantes do Peso era o melhor método para reeducação alimentar e para, depois de perder uns quilinhos, não ganhá-los de volta. Porém, acabo de pegar o material novo propontos com uma amiga para dar uma olhada e constatei exatamente as coisas que comentou em seu texto. A impressão que tive é que agora eles estão mais no time da dieta de south beach e deixaram de lado a questão das fibras. Coringas que eu costumava utilizar como a pipoquinha light, onde o pacote dava 4 pontos na calculadora antiga, agora viraram 12 pontos. Estava achando que eles tinham melhorado, refinado, aprimorado o programa. Mas não, ele possui os alicerces nutricionais completamente diferentes. É claro que vou experimentar, mesmo porque quando fiz a dieta de south beach emagreci bem, porém fiquei completamente sem energia e com muita prostração. Quem sabe agora é que vem o equilíbrio entre transformação de gordura em energia e consumo de energia! Mas concordo com vc que está tudo muito estranho e a busca por consumidores provavelmente acabará por afastar muitos que já vinham acompanhando o programa.
    Sobre as reuniões, também fiquei decepcionada. Pra mim era a parte mais importante, mais psicológica, mais impulsionante. Era lá que as pessoas riam juntas dos problemas, se sentiam num grupo positivo e vibravam com vitórias imensas para nós e insignificantes lá fora. Eu amava a minha orientadora. Era a melhor. Ia longe por conta dela. E então, tudo mudou, passou de uma hora para meia hora, acabaram os elogios aos vencedores, e tudo não passa agora de uma pesagem com um discursinho final.
    Abraços,
    Mayra

  3. alpha replied:

    Acho que sua frustração é mais por continuar gorda!!!!!
    Afinal, alivia sua dor achar um culpado, né?

    • Elis replied:

      Talvez, mas eu sei exatamente qual é a minha responsabilidade no meu peso, e eu sei que nenhum método milagroso fará por mim a minha parte, mas reitero a minha impressão de que o sistema novo é confuso, contraditório e que o antigo era melhor, e também que as reuniões já não proporcionam o apoio que costumavam proporcionar, E que o vigilantes está caminhando [ara se tornar mais um meio de ganhar dinheiro do que um grupo com finalidade de ajudar pessoas em reais dificuldades com um problema que é, em muito, psicológico e social.

  4. Luciana replied:

    Olha só, entrei no vigilantes essa semana e ao pegar os livrinhos e obter as explicações de como fazer, a orientadora pediu para corrigir um erro de impressão sobre o palmito, que é zero propontos.
    Sobre exercícios, só serão explicados na terceira semana, acredito eu.

  5. Wanessa Belanger replied:

    Oi Elis, concordo em número, gênero e grau com vocÊ! Tanto que voltei a fazer o vigilantes antigo ( pontos flex ) pois além de todas essas constatações que percebeu, quando fiz o novo programa eu comecei a engordar, mesmo seguindo tudo à risca! Desisti e resolvi ficar com o ”velhinho” que como bem, eliminando peso, e sei como me manterei na manutenção. Beijo grande! Adorei o seu blog!

  6. Roberta replied:

    Gente, eu nunca fiz o programa antigo, mas entrei no Vigilantes em 28/01/2012 e de lá até hoje eu eliminei exatos 9,400 quilos. Talvez vocês não estejam adaptadas ao novo programa, mas ele dá certo sim, pelo menos para mim e para todas as minhas colegas de reunião e amigas que inciaram o programa depois.
    Verifiquem direitinho se não tem algo de errado na forma de seguirem o novo programa, e boa sorte!
    Roberta

  7. Cindy replied:

    Tive uma impressão muito parecida com a sua. Achei as orientadoras (já fui em 3 reuniões diferentes) muito impacientes, antipaticas, intolerantes.

    Lembro exatamente da época que as reuniões eram mais animadas, onde experiencias eram compartilhadas. Hoje virou algo industrial. Infelizmente estou muito desapontada.

    Sobre a tabela de exercício físico, acho que esta errada mesmo. Nem revisão fizeram no material. Parecem amadores.

    Dica preciosa: calculadora online de propontos:
    http://www.weightwatchers.com/templates/gateway/gateway_dyn_3col.aspx?pageid=1217911

  8. Chris replied:

    Pessoal, fiz o VP nos EUA onde começamos com o novo programa bem antes. Perdi 8kg em 5 meses – lento mas sem privações conforme prefiri desde o inicio, pois queria continuar me sentindo feliz ao sair pra restaurantes e cinema com meu namorado. Entrei na academia e aprendi que me movimentar fez a diferença.

    Acredito que a tabela impressa foi impressa errada sim pois fibra importa, basta tirar a duvida com a calculadora eletrônica do próprio VP ou WW como é conhecido nos EUA. Lá o programa tem sorvete, pipoca, sobremesas, biscoito e outras coisas com pontos na embalagem. Sem falar no site deles que tem varias ferramentas, vídeos com exercícios, receitas fantásticas, banco de dados com restaurantes americanos com seus pratos e pontos. Ou seja, o Brasil ainda precisa se desenvolver bastante e focar menos no lucro, e mais no lado psicólogico, pois as reuniões de lá ainda tem dado muita importância a isto.
    Claro que a instrutora faz a diferença.

    Logo, meu conselho: comprem a calculador e mudem de instrutora se for preciso. Pra quem é fluente em Ingles, vale a pena fazer online e pagar 18 dólares por mês.

  9. Andrea replied:

    Ola. Quero concordar com vc sobre como as reunioes sao apenas – pro forma e apoio e o que esta longe de acontecer? Fui com minha filha de 1ano e 6meses em uma delas e fui grosseiramente expulsa por estar atrapalhando – a leitura? – da reuniao. Lamentavel. Mas perdi 6 kg com o novo propontos e acho que e o oposto de south beach – carnes e nao carboidratos tem uma pontuacao imensa. Um abs

  10. Suelen Lisboa replied:

    oi bom eu fiz os dois Programas…o Pontos Flex e ProPontos….achei o ProPontos melhor…é muito mais justo em relação a pontuação dos alimentos do que o programa antigo e alem disso agora frutas legumes e verduras são 0 pontos o que é otimo, antes se eu estivesse com fome ia atras de um pão frances (3 pontos) ao invés de uma fruta (na maioria 2 pontos) agora elas sendo zero pontos ando sempre com uma na bolsa, mata a fome e não interfere nos pontos diarios. No ano passado fiz durante 2 meses e eliminei 7 kg .. neste ano jah fazem 2 meses que estou e eliminei 5 kg…( mas dentro deste tempo fiquei sem seguir quase 25 dias, pq entrei de ferias e fui viajar, mas com tudo não engordei, depois que voltei das ferias tinha eliminado 300 gramas)…é isso …essa é a minha opinião….boa sorte pra todo mundo..e emagrecer tem que ter diciplina, senão, não tem resultados…

  11. Emilia replied:

    Voltei para o programa dia 04/08 e foi nitido as mudanças que ocorreram.Senti a orientadora super impaciente,contando os segundos da reunião.. ela não tirou as dúvidas como deveria e explicou a 1º semana para os novatos de uma forma que ninguém entendeu nada.Fiquei muito decepcionada também!!!

  12. Ana replied:

    Olá pessoal! Boa noite a todos!

    Eu não conheço o programa antigo, mas o novo dá certo, pelo menos pra mim que em 4 semanas já perdi 5,1kg…
    quanto as fibras que vc citou, e muitos outros reinteraram, não sei, não faço a menor ideia…
    sei o que todos sabem, que as fibras ajudam na digestão e na saciedade, mas pq elas teriam um peso maior qd se tratasse de algum alimento industrializado? não sei, eu sempre tive a impressão que as fibras, qd calculadas com ao aplicativos ou no uso da calculadora manual, ajudavam a dar uma pontuação menor ao alimento industrializado…
    Enfim, pra mim tem dado certo…

  13. Ana replied:

    Olá a todos!

    Resolvi acompanhar este tópico, pois me chamou a atenção o quanto algumas pessoas aqui estão reclamando das reuniões e da visão apenas financeira de suas “orientadoras”…
    Meu vigilantes é aqui em Recife e gosto muito das pessoas que cuidam das reuniões, elas não tem preça em termina-las, pelo contrário, eu é qeu fico de agonia para que termine!
    Outra coisa, se as pessoas não entenderam, elas têm que perguntar, levando para o lado financeiro da coisa, as pessoas que estão indo pras reuniões pagam por elas, logo podem exigir qualidade, afinal de contas não é de graça, se têm dúvidas, façam perguntas, e se o pessoal da unidade que vc participa não os atende direito, que tal reclamar?? que tal trocar de unidade? que tal fazer uma anti-propaganda?
    eles devem ter alguma supervisão, alguma central de qualidade, sei lá!
    Aqui, até agora, 5 semanas, não tive problemas deste tipo, mas se surgirem, pode ter certeza que nós iremos reclamar!

    Bem!
    Boa sorte pra vcs!

  14. Elis replied:

    Oi, Ana!

    Eu fiz esse post mais com essa finalidade de reclamar mesmo, expor a minha opinião, porque não gostei, e tive impressão de que mais pessoas deviam estar se sentindo assim.

    Eu me comuniquei com o vigilantes, mas a reação deles foi entre negligente e desinteressada. Me responderam que fibras são carboidratos, por isso contam pontos (????) Diante do meu questionamento de que até podem ser carboidratos mas não são quebrados e transformados em energia, voltei a ser ignorada.

    Realmente não voltei mais lá, e fui procurar meu apoio em um médico nutrólogo e na terapia. É muito mais caro, certamente, mas pelo menos estou sendo mesmo acompanhada, em todas as minhas peculiaridades….

    Penso em procurar os Comedores Compulsivos também, é uma experiência que pretendo relatar se eu de fato levar a cabo, porque quero que minhas experiências possam ajudar quem passa pelas mesmas dificuldades.

    • Ana replied:

      Oi Elis!

      Acredito que vc deve ter tentando expor para seus colegas de reunião suas dúvidas, né?
      mas não teve muito retorno! tem gente que segue as coisas sem saber ou, pelo menos, sem tentar entender…
      mas o novo programa não tava dando resultado?
      independente deste fato da diferença nas fibras?

      até onde sei fibras não são carboidratos, nem são absorvidos pelo corpo e ajudam na digestão… aqui em recife, eles colocam pra gente como sendo algo que ajuda na definição de pontuação, qd se usa aquela calculadora horrorosa de papel, que ajuda na saciedade…
      e é aí que esta o segredo das fibras, eu acho, devido elas proporcionarem uma saciedade maior, aquele alimento, em particular, agregaria uma pontuação maior, daí na concepção deles isso garantiria menos fome, pois com ele vc passa mais tempo sem fome, o que outro alimento de mesma porção, porém com menos fibras não teria, podendo ter mais quantidade de carboidratos, gorduras e proteínas, mas no final ter a mesma pontuação, o que levaria vc a comer algo “menos” pontuado, mas mais calórico, por isso que eles usam este argumento de que a fibra contribuiria pra a pontuação, entendeu meu ponto de vista? spero estar ajudando, pois é assim que eu vejo as coisas…

      Agora imagina eles explicando isso, não a pessoas como vc ou como eu, mas a pessoas simples que não iriam entender nada disso e ainda ficariam mais desorientadas?

      comedores compulsivos? nunca ouvi falar!

  15. Thais replied:

    olá, não conheço o programa antigo, mas constatei no novo os mesmos erros que vc… inclusive na tabela de atividades vi casos onde uma atividade leve por menos tempo valia mais que uma intensa por mais tempo?!?!?!? as reuniões para mim não têm feito diferença e a orientadora não ajuda muito, parece mesmo apressada… vou seguir o conselho da Chris e entrar no americano, pois realmente já ouvi falar que é bem mais comleto, com ferramentas online, acho que tem até aquela agenda semanal online!

  16. Camila replied:

    Frequento reunioes em dois lugares diferentes; em ambos, adorei a atenção das orientadoras, foram muito solícitas, e na reuniao mais vazia, a orientadora promoveu um debate com a gente sobre a “curva do emagrecimento”, explicando aquela parada do platô e que, em algumas semanas, é possível ganhar peso sem que isso prejudique o resultado final (tipo Natal, férias, quando abusamos dos pontos extras!). Estou fazendo há 2 meses e não tenho do que me queixar até agora.

  17. Vania Piazzon replied:

    Estou fazendo o Propontos há 4 semanas e estou adorando o programa e as orientadoras de Guarulhos / SP. As mesmas são super atenciosas e pacientes.

  18. Dina replied:

    Bom dia, Ana,
    Conheço o vigilantes desde a época da balancinha. Embora este novo método seja um pouco mais lento, sinto que é melhor, pois não sou escrava de pesar tudo, como mais frutas que antes por ser zero e penso que, como é mais lento, é mais sustentável. Sempre saí do vigilantes e voltei a engordar por não continuar a comer direito. Agora, acredito que terei mais tempo para que meu corpo entenda as mudanças e se adapte a elas. Este método emagrece sim. Sou de Guarulhos e já frequentei lá em Santana. Nos dois polos fui sempre muito bem atendida. Sempre tiraram minhas dúvidas. É muito importante pra mim frequentar um lugar assim porque a cada semana eu me fortaleço lá para resistir os próximos sete dias. Estou há cinco meses, caminhando para 10 quilos eliminados e foram poucas as semanas que ganhei peso (coisas do tipo 100g, 300g), o que não me desanimou , pois sei que o corpo reage à nossa alimentação e isso ocorre durante o processo com todos e sabe, é até bom porque nos faz refletir se estamos errando em algo.
    De todos os lugares para emagrecimento, o vigilantes, para mim, é o melhor e mais confiável.
    Um abraço,
    Dina

  19. elizabeth replied:

    Eu não faço vigilantes no momento, mas exatamente quando fazia é que houve a transição do programa e posso dizer que preferia bem mais o anterior. Pra começar os carboidratos subiram demais os seus pontos e a refeição que fazia antes e da qual gostava já não fechava mais com o novo programa, sempre estourava. Até comentei com minha orientadora que disse que não era obrigatório mudar de programa e que poderia continuar seguindo o antigo.
    Com o antigo que já estava no rítmo emagrecia toda semana e depois com o novo parei e até engordei. Acho que tem que se tomar cuidado com certas coisas que antes era pontuada e que agora não há mais pontuação. comer cinco porções de frutas por dia e não pontuá-las pode ser arriscado, bom é o que eu acho. Portanto mesmo que volte a fazer VP e pretendo voltar, não seguirei o programa novo e sim o antigo.

  20. josiane replied:

    Por gentileza poderia me ensinar a calcular os pro pontos na calculadora eletrônica. Perdi o manual😦 . obrigada.

    • Elis replied:

      Poxa, Josy, sinto muito, mas já dei essa calculadora pra outra pessoa há tempos. Peça no site, pode ser que tenham uma versão digitalizada.

  21. Nara replied:

    Excelente texto,estava com dúvidas similares as suas e graças ao seu texto não me senti a única rsrsrs, mas o que você recomenda, voltar ao programa flex? Abraços.

Deixe uma resposta

Trackback URI

